10 Dicas SEO que todos os websites devem usar

Dicas SEODepois de falar anteriormente sobre os benefícios da técnica seo de troca de links, mais conhecida como backlinks, é tempo de falar sobre 10 Dicas SEO que todos os websites devem usar.

O SEO (Search Engine Optimization) é hoje em dia um tema bastante popular. Com algumas questões: Como ter o meu site na primeira página do Google? Como melhorar o pagerank?

Até existem várias empresas que se dedicam a 100% a este tema e cobram milhares de euros por dicas e workshops sobre o tema. O que não está ao alcance de todos.

Por isso, neste artigo fizemos uma compilação de 10 técnicas SEO que são cruciais para qualquer website.

 1. Título do Site

O título do site ou página web é a primeira coisa que os motores de busca vão olhar, para determinar sobre o que fala a página web. Também é a primeira coisa que os potenciais visitantes vão ver na página de resultados dos motores de pesquisa.

Criar Websites no Google

É importante incluir no título uma a duas palavras-chave do nicho ao qual o teu website está relacionado. Mas tem atenção, para não incluir palavras-chave de assuntos que não falas, pois não vai parecer natural e será considerado spam. Normalmente é usado o nome da empresa ou título da página web.

2. Meta Tags

Existem dois tipos de meta tags em termos de SEO: a descrição e as palavras-chave. É questionável se os motores de busca usam a descrição, como uma factor para posicionar o website nas pesquisas. No entanto, é uma das tags mais importantes, porque será mostrada nas pesquisas aos visitantes.

Inclui algumas palavras-chave relevantes, mas certifica-te que crias uma frase que chame à atenção.

Devido à repetição forçada de várias palavras o campo de meta tags já não tem importância, para muitos motores de pesquisa. Evita criar duplicados (como por exemplo, “criar websites” “criar websites grátis” “como criar websites grátis” “aprenda como criar websites grátis”). Essas palavras-chave são basicamente iguais, por isso escolhe apenas uma ou duas variações.

3. Uso correto das Heading tags – H1, H2, H3, H4

Esta técnica SEO é bastante importante a considerar, quando você escreve conteúdo no seu blog. Use as tags de header para ajudar os usuários, navegadores web e motores de pesquisa.

O título principal da página deve usar a tag <h1> – mostra aos motores de busca o assunto da página. Depois deves usar as tags <h2> e <h3>  que são igualmente importantes para ajudar na estrutura do site. Assim os motores de pesquisa vão ficar a saber automaticamente quais os temas abordados na página. Vai ajudar a indexar o seu site.

4. Usar o atributo alt=”” nas imagens

Usar o atributo alt nas imagens tem benefícios em termos SEO. Ao colocar uma pequena descrição no atributo alt, vais adicionar texto extra ao código fonte e ajudar os motores de busca a indexar o teu site.. Quanto mais texto relevante, melhor será a posição do website nos motores de pesquisa.

5. Usar o atributo title=”” nos links

Incluir o atributo título nos links é outro passo importante que qualquer website deve usar. Ideal para imagens com links, assim como links de texto.

Atenção que links com o texto “Clica aqui” não ajudam os visitantes e os motores de busca.

6. XML Sitemap

O sitemap em XML inclui informação sobre quando a página foi modificada, assim como a prioridade e link para a página web. Elementos que ajudam os motores de busca a encontrar todo o conteúdo do teu website.

7. Conteúdo Relevante

Ter conteúdo relevante com o assunto do website ou da página principal é talvez um dos aspectos SEO mais importantes.

Ao criares um artigo ou post tenta escrever naturalmente, de forma a envolver o visitante. O ponto chave aqui é tornar o conteúdo relevante e que faça sentido ao visitante. Mesmo que tentes enganar os motores de pesquisa de forma a que pensem que a tua página web é a ideal para essa palavra-chave, quando um potencial usuário visitar e não encontrar o que prometeste, vai sair logo da página e visitar outro site.

8. Redes Sociais

Embora não seja (ainda) uma técnica SEO, as redes sociais estão a tornar-se num fator importante para os sites sejam conhecidos.

Quando estamos a falar de redes sociais, estamos a falar de Facebook, Twitter, Google+ e Google +1.

Mesmo que só esteja nas redes sociais por razões de divulgação dos teus websites, o ponto chave é fazer amigos. Ajude outros membros na sua rede se eles perguntarem por um “retweet” ou “gosto”, ajude e dê aconselhamento.

Se você criou um excelente artigo e construiu relações importantes com outros usuários dentro do mesmo nicho, você vai verificar que os seus amigos vão submeter os seus posts e votar. Quanto mais votos receber, maior será a probabilidade do seu post ser lido por outros usuários e receber links de volta.

9. Link Building

É importante ter bastantes backlinks, para ficar bem classificado no Google. Mas fica longe das link farms e outros métodos spam de obter links de volta. No entanto existem vários diretórios de sites reputáveis, onde podes submeter o teu website.

Com conteúdo genuíno o teu website ou blog será capaz de gerar backlinks naturalmente. Vais verificar que em pouco tempo vais ter um pagerank superior e melhorar a tua posição nos motores de busca.

10. Evita usar Flash

E por últimAdobe Flasho, mas não menos importante é a dica 10. Os sites em Flash são bonitos e interativos. Mas infelizmente os motores de busca não se dão bem com o Flash. Os motores de busca não conseguem ler o conteúdo dos ficheiros Flash.

Todo o conteúdo que você escrever no Flash, não vai ser visto pelos motores de busca. E se os motores de busca não conseguem ver o conteúdo do teu website, uma boa parte dos clientes também vai ter o mesmo problema.