Como ter sempre ideias para novos artigos?

Ideias para novos artigosTer sempre ideias para novos artigos não é muito difícil, mas para quem ainda não está acostumado a escrever com regularidade, isso é um dos problemas principais.

Quando nós começamos a criar blogs e websites ainda tínhamos pouca experiência na Web, por isso escrever novos artigos todos os dias foi algo duro, desgastante, em que ter uma SÓ ideia parecia uma batalha contra o tempo, até que começamos a seguir um conjunto de 7 dicas para ter sempre ideias para novos artigos.

Por isso, da próxima vez que não estejas a conseguir ter ideias para escrever novos artigos, então segue as 7 táticas abaixo para encontrar inspiração. Depois de ler vais conseguir escrever artigos fantásticos!

7 Táticas para ter sempre ideias para novos artigos

1. Lê notícias relacionadas com o nicho do blog

Porque as notícias são sempre novas, é possível encontrar através dos sites de notícias, jornais, diários, semanários e revistas ideias novas para artigos. Subscreve um conjunto de sites e blogs relacionados com o nicho do teu blog, e usa esta fonte de inspiração sempre que estiveres num estado de bloqueio. Encontra notícias relevantes e particularmente interessantes e escreve sobre isso no blog. Dá o teu melhor para acrescentar valor ao artigo e passar a mensagem.

2. Encoraja outros utilizadores a contribuírem

Não existem razões para seres o único a contribuir para criar um blog de qualidade. Se tens um blog com centenas ou até milhares de vistas diárias, então está na hora de perguntar aos visitantes do blog sobre o quê é que devias de escrever. Sê honesto e usa o poder do blog para descobrir aquilo que os utilizadores realmente querem.

3. Dá um novo sentido ao conteúdo de outros blogueiros

Algumas das ideias que nós temos é através da leitura do conteúdo de outros blog… e funciona. Subscreve a outros blog relacionados com o teu nicho, e visita frequentemente esses blogs por novas ideias. Talvez tenhas uma perspetiva diferente num artigo que criaste anteriormente, ou talvez não concordes com a opinião do outro blogueiro. Escreve sobre isso! Ou talvez nunca consideraste escrever sobre isso e tens um ponto de vista diferente.

4. Reescreve artigos antigos

Pensa em maneiras de reescrever artigos que já escreveste anteriormente. Reescrever significa um grande número de coisas. Talvez escreveste eBook fantástico. As chances são que tiraste um excerto do livro e publicaste um artigo sobre isso no blog. E quanto a um artigo antigo que foi publicado à um ano atrás? Houve desenvolvimentos ou mudanças no tópico? Considere escrever um novo artigo com informação atualizada.

5. Considera outros formatos de conteúdo

Um artigo no blog não precisa de ser texto simples. Mude, sê criativo! Pensa num cartoon, apresenta a informação num infográfico, cria um vídeo ou combina tudo.

6. Pensa simplesmente

Ás vezes os artigos com mais sucesso são aqueles que são mais simples. Os blogueiros muitas vezes procuram reinventar a roda, em vez de pensar em ideias simples. KISS (Keep It Simple Stupid)! Podes escrever um artigo sobre como fazer qualquer coisa, numa área em que sejas realmente bom. Uma das coisas mais difíceis para os blogueiros é manter-se longe e pensar ao nível dos leitores. Só porque és um experto em qualquer coisa, não significa que os teus leitores sejam.

7. Combina coisas relevantes

Tenta combinar coisas relevantes que não tenham nada a ver uma com o outra. Por exemplo, podias criar um artigo sobre “Como lançar um blog que nem um Astronauta”. Em termos reais um blog não tem nada a ver com astronautas, mas ao juntar as duas ideias dá para criar algo maravilhoso.

 

Tens mais alguma ideia?