5 Dicas para sobreviver ao Google Panda

Google PandaDepois do Google Panda entrar em ação no dia 12 de Agosto, já começamos a ouvir relatos de vários webmasters e blogueiros que começaram a sentir quebras no tráfego recebido através das buscas do Google.

Basicamente, o objetivo do Google Panda passa por penalizar sites sem valor e com conteúdo de baixa qualidade, que estavam bem posicionados no Google e não ofereciam a melhor experiência ao visitante.

O teu site foi capturado pelo Google Panda? Conhece 5 dicas que ajudar-te a vencer o Panda.

1. Conteúdo de qualidade e original

Conteúdo de qualidade é importante para o sucesso de qualquer site, quer seja um site com bastantes visitas ou não. Quando as pessoas visitam o teu site através dos motores de busca, querem encontrar aquilo que procuram, mas com boa qualidade.

Não interessa publicar todos os dias novos artigos, se forem de baixa qualidade e mal escritos. É preferível publicar artigos com menor frequência, mas com aquela que os teus leitores vão dizer: “FANTÁSTICO!! Encontrei exatamente aquilo que procurava.”.

Evita copiar conteúdo de outros sites ou blogs, pois uma das funções deste algoritmo criado pela Google é punir sites que copiam artigos de outros sites.

E claro, content is king!

Artigos relacionados:

 

2. Artigos com mais de 300 palavras

Artigos curtos e com um português macarrónico (= difícil de ler) são um problema. Apesar de serem rápidos de ler, não oferecem aquela quantidade de que estamos à espera, sem contar que o Google também não é grande admirador de texto curtos e com pouca informação.

3. Criar backlinks

Para os sites e páginas web ficarem bem posicionadas no Google e receberem bastante visitas, é bastante importante apostar em criar conteúdo de qualidade e mais tarde gerar backlinks com autoridade.

Cada backlink conseguido conta como um voto, e quando mais votos um site ou página web tiver, mais bem classificado fica nos motores de busca. Mas atenção, receber backlinks de sites com maior autoridade é diferente de receber backlinks de sites que foram criados ontem.

Artigos relacionados:

4. Usabilidade

Outro aspeto que conta para o Google Panda é a usabilidade. Usa um tema que torne mais fácil a navegação pelo site e coloque em evidência os artigos com maior qualidade.

Se não sabes onde estás a falhar, podes pedir ajuda a um amigo ou familiar que ainda não conheça o teu site, para dar algumas dicas sobre como seria mais fácil usar o site.

Melhora a experiência dos teus visitantes em geral: otimiza o carregamento do site; usa menos anúncios; publica conteúdo focado no tema.

Artigos relacionados:

5. Evita usar bastante publicidade

Além de diminuir a usabilidade de um site, o uso de publicidade em excesso é uma das razões porque muitos sites estão a ser punidos pelo Google Panda.

Sites com mais do que 3 ou 4 blocos de anúncios serão considerados como spam e serão punidos pelas buscas do Google.

 

Concluindo, se estás a pensar criar um site para ganhar dinheiro ou apenas divulgar os teus produtos, pensa antes em criar alguma coisa com um propósito, que ofereça conteúdo de qualidade.

E os teus sites? Foram afetados pelo Google Panda?