7 Mandamentos SEO

Mandamentos SEODescobre quais são os 7 mandamentos SEO! Dá um “empurrão” no teu site ou blog e faz com que ele apareça em primeiro lugar no Google.

Com a concorrência forte de milhões de sites e blogs na Web, torna-se cada vez mais difícil ser encontrado. Por isso, é importante aproveitar-se deste “empurrão” que é os mandamentos SEO para ficar melhor posicionado nos motores de busca, tais como o Google, Bing e Yahoo!.

Antes de avançarmos para os mandamentos SEO, é importante ter em conta  que as estratégias SEO podem aumentar visitas, mas os visitantes só ficarão e interagirão com o conteúdo se o design fizer a sua parte. Caso contrário, será apenas mais umas visitas!

1. Conteúdo

Não adianta de nada conseguir ficar em primeiro lugar nos resultados das pesquisas dos motores de busca, se o visitante não encontrar aquilo que realmente procura. Por isso, antes mesmo de se preocupar com SEO, é necessário escrever conteúdo de qualidade.

2. Público-alvo

Antes de escrever o conteúdo e colocar bem posicionado o artigo nas pesquisa, é importante conhecer qual é o público-alvo. Sem conhecer para que tipos de utilizadores estás a escrever, apenas estará a perder tempo. O que interessa é converter.

3. Palavras-chave

Usa bem as palavras-chave em todo o site ou blog, pois são uma das bases do SEO. Faz antes pesquisas na ferramenta de palavras-chave para descobrir quais são as palavras certas para usar.

Deves usar palavras-chave espalhadas por todo o conteúdo. Os motores de busca estão atentos aos títulos com o <h1> … <h5>, texto a negrito e itálico, repetição de palavras-chave, uso de palavras relacionadas, mas claro sempre com bom senso. Não escrevas para os motores de busca.

Além disso, é de valor usar o atributo alt nas imagens, o domínio do site e as URLs devem conter também as palavras-chave.

4. Analisar o desempenho

Acompanha o progresso do teu site usando um contador de visitas, como por exemplo, o Google Analytics. Através das estatísticas poderás descobrir se houve algum pico de visitas no site, se foste penalizado pelos motores de busca – basicamente se aconteceu alguma coisa.

Contudo, também recomendamos usar o Pingdom Tools para testar quanto tempo demora o teu site a carregar. Se demorar mais do que 3 segundos, estás com problemas e muito provavelmente o teu site vai ser penalizado por causa disso.

5. Mantém-te atualizado

Encontrar conselhos e dicas sobre SEO na Web não é difícil. Existem várias pessoas que vivem (e ganham um salário) por estarem sempre em cima dos acontecimentos no que diz ao SEO.

É bom ficar atento e acompanhar os principais blogs sobre SEO e também seguir-nos no Criar Websites. Alguns dos melhores blogs ingleses sobre SEO são o Search Engine Journal, o Search Engine Land, o SEOmoz e os brasileiros MestreSEO e BrasilSEO. Para se tornar num expert é necessário muita disciplina e investir algum tempo a testar.

6. Link building

Os links são como os motores de busca encontram conteúdo novo. Em primeiro lugar, é importante seguir uma boa estratégia de criar links internos, e criar URLs amigáveis que incluam palavras-chave. Depois é tempo de começar por construir uma rede de links externos, que apontam para o teu site e artigos. Mais que a quantidade deves focar-te em obter links relevantes, ou seja, de sites que estão ligados ao mesmo nicho e que possuam reputação. Sugerimos que também participes em blogs e forúns que falam sobre o mesmo assunto sobre o teu site, e também realizes parcerias.

7. Motores de busca

Se o site existe o Google, Yahoo! e Bing vão encontrá-lo, mas isso pode levar algum tempo. Apesar de ser uma coisa automática, é importante ir até à página de submissão de vários motores de busca e submeter o site. Fazer isso não dá garantias de melhorar o posicionamento do site, mas uma coisa é certa, vai tornar o processo muito mais rápido e em pouco tempo os bots dos motores de busca irão visitar o teu site.

 

Já conhecias estes mandamentos?