Backlinks – o que são e como podem ajudar

Backlinks Os backlinks são links externos, criados de forma natural, que redirecionam os visitantes de um website para outro. É uma das técnicas SEO mais importantes na otimização do posicionamento do website nas pesquisas do Google.

Por exemplo Alojamento Web, é um backlink que aponta para o site www.alojarsites.net usando a palavra-chave Alojamento Web.

 

O que são os backlinks?

Além de melhorar a posição e aumentar as visitas do teu website, um backlink é considerado como um voto de credibilidade, em que o website (1) que aponta o link para o outro website (2), dá um voto positivo. E também faz com que os visitantes do website (1) visitem o website (2) de forma natural, à procura de mais conteúdo relacionado com a palavra-chave que está a ser usada no backlink.

Os backlinks são utilizados pelos motores de pesquisa como um critério para determinar o posicionamento dos sites para determinadas palavras-chave.

Ao saber melhor sobre o poder desta técnica SEO para otimizar websites, temos que quanto mais backlinks o teu website tiver, mais chances tem de aparecer nos primeiros resultados do Google na pesquisa para determinadas palavras-chave.

 

Tipos de backlinks

Existem dois tipos de backlinks. Os links com o atributo “nofollow” e “dofollow”. E para usar é simples, basta adicionar à tag <a> o atributo rel=”atributo_a_usar”.
Por exemplo: <a href=”http://www.google.com” rel=”nofollow”>Google</a>

nofollow – este atributo indica aos indexadores dos motores de pesquisa, que o link é apenas um link e que não recebe voto de credibilidade. E por isso os motores de pesquisas não seguem esse link. Por exemplo: os comentários em blogs WordPress são todos marcados automaticamente com o atributo rel=”nofollow”.

dofollow – a presença ou ausência deste atributo nos links, indica que o link deve ser seguido e o site do link ganha um voto de credibilidade.

 

Importância das Palavras-chave nos backlinks

As palavras-chaves que são usadas na criação de backlinks são importantes, porque ajudam os motores de pesquisa a identificar quais as palavras-chave que descrevem o assunto / conteúdo da página web.

No exemplo acima criei um backlink utilizando a palavra-chave Alojamento Web, indicando desta forma aos motores de pesquisa que o site está relacionado com essa palavra-chave e que deve resultar numa melhoria do posicionamento do site no Google e outros motores de pesquisa.

Outro aspecto importante é a autoridade (= qualidade) do website que cria o backlink. Quanto maior for a importância do website, maior autoridade e credibilidade é passada ao website que recebe o link. E daí um website com mais de 3 anos online tem maior autoridade que um website com apenas 1 mês.

 

Já conhecias a importância dos backlinks?