Como Criar um Site 2 – Escolher Domínio e Alojamento Web

Escolher Domínio e Alojamento WebDepois de escolher o nicho do site no passo 1, é altura de começar por escolher um domínio e procurar por planos de alojamento web, para que possas colocar o teu site online.

Não optes pelas alternativas grátis, pois não vais estar a poupar dinheiro, vais estar simplesmente a travar a possibilidades de teres sucesso. Investe alguns euros a registar um domínio e a subscrever um plano de alojamento web. É barato!

Continua lendo para saberes onde deves registar um domínio .COM ou .NET ao melhor preço online e onde encontrar alojamento web barato.

Escolher o Domínio

Como escrevemos anteriormente em Como escolher um domínio? e É importante ter Palavras-chave no Domínio?, deves registar um domínio .COM ou .NET que inclua as palavras-chave do nicho do teu site. Se o .COM estiver disponível então regista-o, caso contrário regista o .NET. Ambos são bons.

Como queríamos criar um site sobre como criar websites, então decidimos registar os domínios criarwebsites.com  e criarwebsites.net. Registamos o .COM porque estava disponível e é a extensão mais usada/conhecida. Além disso, ainda registamos a extensão .NET como forma de proteger o criarwebsites.com e para não termos um site concorrente no criarwebsites.net. Nós registamos as extensões .COM e .NET, porque “criar websites” e “criar sites” é um nicho com bastante concorrência e um domínio destes vale bastante dinheiro. Sem contar que é bastante difícil de encontrar.

Para registar um domínio barato nós sugerimos o GoDaddy pois tem os melhores preços, suporte ao cliente 24h, sem contar que segundos depois de pagares já tens acesso total ao domínio e podes começar a usá-lo. Regista domínios .COM ou .NET desde $7.99 / ano (promoção disponível apenas para os leitores do Criar Websites).

Escolher o Alojamento Web

Além de escolher um domínio .COM ou .NET é importante comprar uma conta de alojamento web para poderes alojar sites. Existem planos de alojamento web barato desde 20€ / ano, que incluem todas as funcionalidades que necessitas.

E o alojamento web grátis… caso realmente tenhas pensado no alojamento web grátis, podemos dizer-te uma coisa: NÃO PRESTA! O alojamento web grátis não presta e nunca prestou. Foge deste serviço porque nunca vais ser capaz de criar um site em condições ou de ganhar dinheiro. Se fosse bom também nós usávamos.

Para tornar mais fácil a tua escolha pelo plano de alojamento web que melhor responde às tuas necessidades (e carteira), decidimos ordenar as empresas que recomendamos por alojamento web nacional e alojamento web internacional.

Alojamento Web Nacional

Deves escolher uma empresa de alojamento web nacional, caso queiras alojar sites em português, tendo como público-alvo utilizadores de Portugal e/ou Brasil. Uma das vantagens é que o site carrega mais rápido para os utilizadores localizados em Portugal, sem contar que o suporte ao cliente é em português.

Atualmente podes encontrar planos de alojamento web baratos em servidores alojados em Portugal e com qualidade através dos seguintes web hostings:

Alojamento Web Internacional

Caso queiras alojar vários sites em inglês e/ou português, então a melhor opção é subscrever um plano de alojamento web internacional num web hosting com bastante reputação. Temos vários sites alojados no HostGator e nunca tivemos qualquer tipo de problema… e o suporte é bem rápido. Recomendamos o:

 

= Série “Como Criar um Site” =

Não percas os próximos artigos da nossa série Como criar um Site, pois vamos ensinar todos os passos necessários para criar um site de sucesso. Entretanto podes ler os seguintes artigos:

 

Já escolheste o domínio e tens conta de alojamento web?