Como escolher um domínio?

Escolher um DomínioEscolher um domínio é um dos pontos mais importantes no processo de criar um website ou blog. É  a “porta” entre o teu website e os visitantes. Se for bem escolhido, curto e fácil de memorizar então a probabilidade de teres sucesso é grande. Caso contrário vais sofrer com o nome do domínio e muito provavelmente nos próximos meses vais trocar de domínio. Nós já passamos por isso.

Neste artigo podes encontrar várias dicas que vão ajudar a escolher um bom domínio. Segredos que vão poupar-te trabalho e ajudar a ficar em primeiro lugar no Google.

1. Regista um domínio .COM

A extensão .COM é uma das mais populares e qualquer utilizador com ou sem experiência já ouviu falar dela. Sem contar, que a maior parte dos utilizadores quando viu aquele site fantástico no dia anterior, mas que só se lembra do nome, vai colocar no navegador web o nomedosite.com.

Outro motivo porque recomendamos os domínios .COM é devido ao seu preço. Enquanto que consegues registar um domínio .COM por apenas $7.49 no GoDaddy, o preço dos .NET é superior. Registar domínios .NET custa $9.99.

Claro que existem alguns casos excecionais. No caso do teu website ser um negócio ou empresa localizada fora dos EUA, é melhor escolher a extensão de domínio local (por exemplo: .PT, .COM.BR).

2. Escreve como se pronuncia

Nunca cometas o erro de substituir algumas letras por outras que coloque a palavra errada (ortograficamente), mas que em termos de pronuncia fique igual. Será que se alguma vez um amigo dissesse “visita o site Criar Websites ponto com.” irias visitar o kriarwebsites.com? Claro, que não!

3. Curto é melhor

Um domínio quanto menos letras tiver, melhor! Mas tem casos e casos. Se tivesses que escolher entre criarwebsites.com, aprendacomocriarwebsites.com e websites.com para um site de sobre criar websites. Qual é que escolhias? Claro que o criarwebsites.com! Embora o websites.com seja mais curto, não diz automaticamente ao utilizador sobre o que é o site.

4. Fácil de memorizar

Um dos fatores que torna um domínio num sucesso é a facilidade memorização do nome do domínio. Tem que ficar no ouvido. Ouves um amigo ou familiar falar no site X e algumas horas ou dias ainda lembras-te do domínio. Esse é o objetivo. Qual dos domínios é mais fácil de memorizar: saberotempoemlisboa.com ou tempoemlisboa.com?

5. Rico em palavras-chave

Como já escrevemos anteriormente no artigo É importante ter Palavras-chave no Domínio?, voltamos novamente a escrever. É importantíssimo ter a palavra-chave principal no nome do domínio. O Criar Websites é um bom exemplo. Por isso, para a palavra-chave “Criar Websites” é mais fácil do nosso site ficar em primeiro lugar no Google só por usar a palavra-chave no nome do domínio. É simples!

Se ainda não sabes sobre o quê é que queres escrever no teu blog, então tens que gastar algumas horas de brainstorm para descobrir qual é a palavra-chave principal, que define o tema do teu site ou blog – e sobre o qual vais escrever conteúdo.

 

Tens mais alguma dica?