Criar Site Vs. Criar Blog

Criar Site Vs. Criar BlogHá alguns anos atrás criar sites era a melhor forma de marcar presença na Web, mas atualmente criar blogs está cada vez mais na moda. Mas, será que criar blogs é a melhor opção? Descobre a nossa opinião sobre Criar Sites Vs. Criar Blogs.

Frequentemente vimos debates sobre se um blog é um site ou se um site é um blog. A resposta é simples. Um blog é um tipo de site. Sendo que é possível criar sites com a mesma plataforma que dá para criar blogs.

Criar Sites

Os sites são a melhor opção para quem quer criar conteúdo sobre um nicho, empresa ou para vender artigos, e não quer estar sobre o stress de ter que publicar artigos frequentemente. Podes publicar hoje 5 artigos, e daqui a um mês mais 10 artigos. Não é preciso ter o mesmo rigor, como acontece nos blogs. Embora tenha algumas desvantagens face aos blogs, podem ser otimizados usando estratégias SEO.

Além disso, é ideal para partilhar informação sobre produtos, cidades, tutoriais, empresas, etc. Sites podem ser lojas online, sites sobre empresas, diretórios de sites, diretórios de empresas, portfolios, portais de notícias, sites de apostas, sites de empregos, e muito mais. O Alojar Sites, o Globo e o portal SAPO são exemplos de sites diferentes (podes encontrar exemplos de sites e portfolios).

Como a atualização de conteúdo nos sites é muito menor, é mais fácil de efetuar estratégias de otimização no site, para ter uma melhor performance, como por exemplo, o uso de cache.

Vantagens de construir sites

  • Bom para promover um produto, serviço, negócio, empresa ou marca;
  • Podes atualizar com as últimas notícias ou preços;
  • Um método extra de conseguir mais clientes;
  • Não efetuar atualizações frequentes;
  • Pode ser otimizado para os motores de busca, mas inclui menos vantagens do que um blog;
  • Fácil de criar. Podes usar o WordPress, Joomla ou Drupal.

Criar Blogs

Por outro lado, os blogs são bons para quem quer partilhar a sua opinião, experiência ou ideias sobre um assunto ou nicho de mercado. Uma das suas vantagens é, como atualizas o conteúdo ao longo do tempo, não precisas de te chatear em ter pouco conteúdo no início, pois com o tempo o blog vai crescendo. Ao contrário dos sites, a página principal dos blogs mostra os últimos artigos que foram publicados, tornando mais fácil para o visitante acompanhar o blog. Sem contar que oferecem RSS feeds, twitter e facebook atualizado com os últimos artigos publicados.

Otimizar um blog para os motores de busca é muito mais fácil do que um site, pois sempre que escreves novos artigos o WordPress usa o serviço de ping, para “pingar” os motores de busca. Assim, sempre que publicas um novo artigos os motores de busca já sabem e indexam o teu blog. Criar um blog é uma boa estratégia SEO.

Além disso, os blogueiros mais facilmente adquirem reputação do que os webmasters. Pois nos blogs o que interessa são as atualizações frequentes + conteúdo de qualidade, enquanto num site o conteúdo de qualidade é que conta. Sem contar, que muitas vezes quando um utilizador chega à página principal do site, ele não sabe quais foram as últimas páginas web adicionadas.

Finalmente, mas não menos importante, os artigos do blog podem receber comentários. O utilizador pode dar a sua opinião, feedback ou deixar as suas ideias. É melhor para interagir com os leitores.

Vantagens de construir blogs

  • Blogs são fáceis de usar;
  • Blogs podem ser criados em poucos minutos;
  • Ao longo do tempo o blog vai aumentar em visitas, artigos e reputação;
  • Blogs estão otimizados para os motores de busca (SEO);
  • São extremamente organizados;
  • Forma fácil de criar um comunidade online;
  • Inclui RSS feeds;
  • Vem com sistema de comentários.

Conclusão

Se pretendes escrever sobre um nicho de mercado ou assunto que dominas, e publicar novos artigos frequentemente, então criar um blog – e usar o WordPress – é a melhor opção. Caso contrário deves criar um site.

 

E tu? Tens um blog ou um site?