Como denunciar plágio na Internet

Denunciar plágio Criar sites hoje em dia está na moda e a razão mais provável é devido à forma como é possível ganhar dinheiro sem ter que fazer um investimento grande.

Se tens um site com vários artigos de qualidade muito provavelmente já tiveste o desgosto de ver algum site ou blog a usar vários artigos do teu site, sem a tua permissão e ainda usarem publicidade do Google Adsense para rentabilizarem o site. Nós também temos esse problema frequentemente!

Plágio é crime!

Para quem ainda não sabe ou é novo na Web, o plágio é crime e ao copiar-e-colar artigos de um site para outro pode ter várias consequências:

  • Site fora do ar;
  • Banido do Google Adsense;
  • Banido dos motores de busca;
  • etc.

Como queremos ajudar os nossos leitores que tenham os seus artigos plagiados publicados noutro blog ou site, que não seja o teu, então vamos logo a seguir ver o que deves fazer quando tens o artigos plagiados por um site com alojamento próprio, blog no WordPress.com ou blog no Blogger.com.

Reportar plágio em sites/blogs com alojamento web próprio

Se encontraste um ou mais artigos escritos por ti, mas sem a tua permissão para publicar e o site ou blog usa alojamento web próprio, então tens que seguir os passos seguintes:

  1. Entra em contacto com o responsável pelo site/blog. Caso não exista forma de contactar através do site, envia um email para o endereço que está associado com o domínio. Visita o site whois.sc/dominiodoplagiador.com (troca o dominiodoplagiador.com pelo domínio do site onde estão as cópias dos artigos).
  2. Entra em contacto também com a empresa de alojamento web responsável por alojar o site.
  3. Preenche o formulário do Google de denuncia de violação dos direitos de autor. Caso o Google verifique que os artigos são copiados, então irá penalizar o site nas pesquisas e banir do Google Adsense.

Reportar plágio em blogs WordPress.com

Caso o teu plagiador esteja a usar um blog grátis alojado no WordPress.com, então tens que realizar os seguintes procedimentos:

  1. Entra em contacto com o blogueiro ou deixa comentário no artigo plagiado. Se não receberes um email de volta, então vai para o passo 2.
  2. Preenche o formulário do WordPress.com de denúncia de violação dos direitos de autor.

Reportar plágio em blogs Blogger.com

O Blogger.com também disponibiliza um formulário de denúncia de plágio, onde podes mencionar quais foram os artigos copiados, assim como o tipo de conteúdo que é da tua responsabilidade. Depois de receber a denúncia e for verificada que é verdade, o Google irá fechar o blog e banir o utilizador do Google Adsense. Segue os passos seguintes:

  1. Entra em contacto com o blogueiro ou deixa comentário no artigo plagiado. Se não receberes um email de volta, então vai para o passo 2.
  2. Preenche o formulário do Google de denúncia de violação dos direitos de autor no Blogger.com.

 

Já tiveste vários artigos copiados? O que fizeste?