Email Marketing – O que é, vantagens e riscos

Email MarketingDepois de publicarmos 3 serviços de envio de email marketing e a pedido de vários leitores, este artigo vai falar sobre o que é o email marketing, vantagens do email marketing e riscos.

O Email Marketing é sem dúvida uma estratégia que muitos blogueiros e webmasters estão agora a começar a usar. É uma forma de criar valor usando os teus maiores ativos: os leitores do site!

O que é o Email Marketing?

O Email Marketing é basicamente usar um endereço de email para enviar mensagens de marketing (i.e. publicidade).

A maneira mais fácil de criar uma lista de Email Marketing é através da criação de uma newsletter, e enviar para essa lista de email um conjunto de dicas e conselhos em que os teus clientes ou leitores possam estar interessados.

Embora tenha várias definições, a maior parte das pessoas quando falam em Email Marketing estão a referir-se à forma de criar uma lista de emails com o objetivo de aumentar o número de clientes/leitores fiéis e ganhar mais dinheiro.

Vantagens do Email Marketing

Como mencionamos anteriormente, uma boa lista de Email Marketing pode ajudar-te a conseguir aumentar o número de visitantes fiéis ao teu produto ou site. A maior parte das pessoas que correm campanhas de email marketing, fazem-no porque é rentável. Isso devido às seguintes vantagens:

  • Baixo custo – a comunicação através de email tem várias vantagens do envio de publicidade usado no correio tradicional, mas com menores custos;
  • Velocidade – se quiseres podes divulgar a tua mensagem muito rápido;
  • Personalização – quanto mais informação conseguires retirar de cada campanha de Email Marketing, mais facilmente consegues personalizar os emails. O email também tem uma particularidade muito especial, é possível segmentar os utilizadores, o que torna mais fácil concentrar-se no que interessa.
  • Viral – é fácil para qualquer pessoa reencaminhar a tua mensagem para outras pessoas.
  • Estatísticas – consegues saber tudo. Desde quantos emails foram abertos, ou em que links os utilizadores clicaram.
  • Testes – Através das estatísticas podes testar diferentes títulos, chamadas de atenção (calls to action), usar imagens e por ai adiante. Uma grande ajuda para melhorar os resultados.
  • Complemento – Email Marketing é uma tática excelente, mas não substitui outras estratégias de marketing, mas complementa. Combinar múltiplas estratégias pode ajudar a construir campanhas de marketing lucrativas.
  • Opt-In – Talvez o mais importante, as melhores listas de email têm sempre opt-in, o que significa que tens permissão da pessoa para enviar emails. Esta permissão é bastante poderosa e não deve ser subestimada.

Riscos do Email Marketing

O envio de email marketing pode ser uma boa experiência a juntar ás tuas estratégias de marketing, mas se for mal executado podes ter sérios problemas.

  • Marcado como Spammer – até as melhores listas podem ocasionalmente ser marcadas como spam, porque algumas pessoas não encontra o link de remoção. A melhor forma de evitar isso é possuir um link de remoção do link no fim do email e evitar enviar emails para endereços de email que não fizeram opt-in.
  • Gerir mal a lista – uma certa quantidade de utilizadores a cancelar a subscrição é esperada. Os utilizadores deixam listas de email várias vezes. Isto porque recebem várias mensagens, com bastante frequência, ou o conteúdo é mau. Tem cuidado. Torna tua lista sempre valiosa para os teus utilizadores.
  • Fazer coisas ilegais – Tem em especial atenção ao spam, pois em vários países com leis restritivas é fácil de entrar em incumprimento. Por exemplo, recolher o endereço de email sem o consentimento do utilizador, é considerado ilegal. Por isso usa um serviço de envio de email marketing que seja capaz de ajudar-te a evitar estes casos.
  • Problemas de entrega – à medida que os utilizadores tornam-se cada vez mais sensíveis ao spam, existem mais mensagens que não são spam a ir parar à pasta de correio não solicitado. Existem várias técnicas para evitar que isso aconteça com a tua lista, mas uma forma de evitar é através do uso de serviços de envio de email marketing que sejam de confiança – Aweber ou MailChimp.