4 Dicas para melhorar o desempenho do WordPress

Melhorar Desempenho WordPressTer um site ou blog rápido deveria ser uma das prioridades dos webmasters e blogueiros. Mas não é… infelizmente. Em termos SEO (Search Engine Optimization) é bastante importante e para os visitantes do site também o é.

Embora o WordPress seja um dos CMS (Content Management Systems) com melhor desempenho, depois de vários plugins instalados e artigos publicados esta plataforma perde alguma da sua performance. Por isso, vamos partilhar dicas que vão ajudar-te a melhorar o tempo de carregamento do site WordPress.

1. Otimizar as Imagens

Muito provavelmente usas imagens no teu site e quase de certeza que essas imagens não estão comprimidas. Anteriormente apresentamos 2 sites onde podes comprimir as tuas imagens .PNG e .JPG, de forma a diminuir o tamanho total do ficheiro.  As ferramentas online que recomendamos são:

  • PunyPNG – para comprimir imagens .PNG, .JPG e .GIF;
  • JPEGmini – para comprimir imagens JPG.

Outra técnica importante é usar as imagens no tamanho real. Nada de fazer upload de uma imagem com a resolução 2000×1500 (por exemplo), para mais tarde mostrares a imagem no site com uma resolução mais baixa, do tipo 500×200. Com essa técnica só vais gastar mais tráfego e aumentar o tempo de carregamento do site.

2. Eliminar as revisões dos artigos

Uma das funcionalidades mais úteis do WordPress, que só nos apercebemos que existe quando realmente precisamos são as revisões. São úteis porque guardam frequentemente as alterações efetuadas nos artigos e ajudam a recuperar o trabalho de várias horas, quando tens algum problema. Mas, pelo lado do desempenho são um problema. Guardam “lixo” na base dados MySQL.

Não é possível remover as revisões diretamente do painel de administração do WordPress, mas é possível fazê-lo através do phpMyAdmin. Podes remover as revisões de todos os artigos em poucos segundos.

Executa o código SQL (abaixo) no phpMyAdmin:

DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = “revision”;

3. Otimizar a base de dados MySQL

Os artigos, páginas, links, categorias, tags… basicamente todo o conteúdo do WordPress é guardado na base de dados MySQL. Por isso, é importante otimizar a base de dados para melhorar o desempenho do WordPress. Apenas demora alguns segundos.

Só tens que seguir os passos seguintes:

  1. Entrar no painel de controlo da conta de alojamento web (cPanel, Plesk, etc).
  2. Abrir o phpMyAdmin.
  3. Selecionar a base de dados do site WordPress.
  4. Clicar em Check All e depois na dropbox escolher Optimize table, como mostra a imagem abaixo.
Otimizar a base de dados MySQL

Otimizar a base de dados MySQL

4. Usar plugin de Cache

Outra dica que vai tornar o teu site muito mais rápido e vai poupar a tua conta de alojamento web são os plugins de cache. Muitos sites e blogs populares já usam plugins de cache, para diminuir o número de pedidos ao servidor e aumentar o carregamento do site. Agora é a tua vez!

Os sistemas de cache são muito simples e funcionam da seguinte maneira:

O Pedro visita a página sobre “Ganhar Dinheiro Online” no teu site. Se a página estiver em cache, o WordPress não tem que realizar vários pedidos à base de dados e então a página web carrega logo – como fosse um ficheiro html. Caso a página não esteja ainda em cache, é feito o pedido à base de dados para obter o conteúdo da página e depois o conteúdo é guardado em cache, para assim os próximos visitantes vão abrir a página mais rápido.

Nós usamos e recomendamos o plugin Quick Cache. Depois de ativares o plugin de cache vais notar logo a diferença.

 

Conheças outras dicas para melhorar o desempenho do WordPress?