Otimiza o WordPress com o WP-Optimize

WP-OptimizeO WordPress é sem dúvidas o melhor sistema de gestão de conteúdos para criar sites e criar blogs, mas como qualquer outra ferramenta possui alguns problemas de performance. Isto é, até agora.

Com o WP-Optimize consegues otimizar a base de dados do WordPress e eliminar todo o lixo desnecessário que ocupa espaço na base de dados, e ainda torna o teu blog ou site mais lento.

WP-Optimize

Este é com certeza um dos plugins essenciais para ter instalado. Só usando este plugin WordPress consegues eliminar todas as revisões de artigos e rascunhos automáticos, limpar comentários SPAM e não aprovados, e ainda otimizar as tabelas da base de dados.

Como este plugin ajuda?

Cada vez que guardas um novo artigo ou página, o WordPress cria uma revisão desse artigo ou página. Se editares (ou guardares) um artigo 6 vezes, vais ter pelo menos 5 revisões do artigo. O que é bom no caso de alguma coisa acontecer mal. Mas depois de publicado o artigo, é bastante baixa a probabilidade de queres usar uma das revisões disponíveis.

Imagina, por exemplo, que cada artigo ocupa aproximadamente 100KB na base de dados e que tens 6 revisões, logo vai ocupar 500KB. Mas se tiveres 100 artigos semelhantes, vai ocupar cerca de 50MB.

Como instalar o WP-Optimize?

Para instalar o WP-Optimize basta entrar na administração do WordPress e na zona dos plugins procurar pelo nome. Podes encontrar o guia passo-a-passo sobre como instalar plugins através do artigo Como Criar um Site 4 – Escolher Plugins e Template WordPress.

 

Conheces mais plugins essenciais para usar no WordPress?