Como saber se o teu site foi penalizado pelo Google?

Site punido GoogleMuitas vezes, os webmasters abusam das técnicas SEO que dão melhores resultados e acabam por ser punidos pelo Google. Quando isso acontece, não recebes nenhum aviso por parte do Google, nem consegues saber exatamente porque razões o teu site ou blog foi banido.

Cada webmaster tem que ser capaz de compreender as últimas modificações que realizou, de forma a entender o que levou o site a ser banido do Google. Quais as ações tomadas, técnicas SEO, palavras-chave

Existem várias formas do Google penalizar um site, mas uma coisa é garantida. Como os resultados das pesquisa do Google dependem de vários fatores como por exemplo, a localização do visitante, palavras-chave, site do Google (Google.pt, Google.com.br, etc..), e estão sempre em constante evolução de forma a proporcionar os melhores resultados aos utilizadores, não existem posicionamentos garantidos. Por isso, o teu site pode diminuir de ranking nas pesquisas mesmo sem fazeres nada. Basta os teus adversários otimizarem os seus sites eficazmente, para que desças de ranking.

Como saber se o site foi penalizado pelo Google?

Eis a questão mais procurada pela Web (e que vale a vida de muitos sites). Se estás a procurar por este assunto, provavelmente deves ter feito alguma coisa mal e foste penalizado.

Existem vários maneiras de ter um site penalizado pelo Google. Algumas dessas maneiras ainda não deves ter ouvido falar, enquanto que outras já deves ter ouvido falar e muito provavelmente deves estar a praticar.

Fui Banido do Google

De todos, esta é a pior penalização e a mais fácil de descobrir! Faz uma pesquisa no Google por site:www.oteusite.com . Se a pesquisa não retornar resultados, então o teu site não está indexado no Google e muito provavelmente foi banido.

A solução para este caso é melhor a qualidade dos artigos do site e fazer um pedido de reconsideração, que explico abaixo como fazer.

Desapareci das primeiras posições do Google para uma Palavra-chave

É natural um site ou página web cair várias posições para uma palavra-chave para o qual estava bem posicionado. Isso deve-se a vários fatores:

  • O Google detetou a manipulação excessiva para conseguires chegar à primeira posição para essa palavra-chave;
  • As técnicas SEO usadas são consideradas black hat;
  • Artigo com pouca qualidade;
  • Os sites concorrentes usaram técnicas SEO melhores;

Se foi isto que realmente aconteceu no teu caso, então basta mudares um pouco a estrutura do site, melhor a qualidade dos artigos e repensar nas técnicas SEO. Não é necessário realizar um pedido de reconsideração. Algum tempo depois o teu site vai ficar no primeiro lugar no Google.

Perdi Pagerank

O Pagerank é usado pelo Google como uma forma de definir a reputação de um site e faz parte dos tipos de penalização que um site pode sofrer. Se o teu site tinha PR +1 e passou para PR0, provavelmente o site foi penalizado. Isto acontece quando o Google deteta a venda e troca de links entre sites.

Segundo vários webmasters, depois de obter este tipo de penalização continuaram a receber tráfego do Google, embora tenha existido uma diminuição pouco expressiva na quantidade de tráfego.

Se este foi o teu caso, então não precisas de efetuar um pedido de reconsideração.

Como pedir a reconsideração do meu site?

Se o teu site sofreu recentemente uma penalização do Google, ou começaste a receber menos tráfego por parte das pesquisas do Google, então deves pedir a reconsideração do teu site. Se ainda não usas o Google Webmaster Tools para fazer a gestão do sites e blogs, então inscreve-te agora mesmo e adiciona os teus sites. Só assim poderás fazer o pedido de reconsideração, para pedir à equipa de pesquisa do Google um nova apreciação sobre o teu site.

Antes de fazer o pedido de reconsideração, avalia o teu site como um todo: tanto a estrutura como o conteúdo; se copiaste conteúdo, vendeste links ou infringiste de alguma maneira parte das diretrizes de qualidade considera isso como “pontos negativos” e avalia o site por seções.

Por fim, podes utilizar também o Fórum de Ajuda a Webmasters do Google para expor as tuas questões e obter ajuda de profissionais ou utilizadores avançados, no que toca a questões relacionadas com otimização para motores de pesquisa (SEO).