Como Criar um Site 1 – Escolher o Nicho

Como criar um site - Escolher o NichoEste artigo é o primeiro artigo de uma série de artigos que iremos publicar aqui no Criar Websites, que vai ensinar os passos essenciais para criar um site e claro, como ganhar dinheiro.

Vamos começar por um passo bastante importante, mas que muitos webmasters desvalorizam, que é escolher o nicho – o assunto sobre o qual vais escrever no teu site. É essencial este passo, para mais tarde registar um domínio bom de acordo com o nicho do site. Faz parte da estratégia para criar um site de sucesso.

Neste artigo vamos dar-te dicas sobre como escolher um nicho ou assunto para o site, como encontrar um sub-nicho usando a ferramenta do Google Adwords e como verificar a concorrência.

Escolhendo o nicho ou assunto

Como dissemos anteriormente (e voltamos a escrever), escolher o nicho é um dos passos mais importantes. Pois, com a nossa vasta experiência em criar sites, nós aprendemos que fazer um site generalista é uma das piores coisas. Como falas de tudo, é mais difícil escolher os programas de afiliados certos ou até de conseguir pessoas apenas interessadas num assunto só, que cliquem na publicidade relacionada com esse assunto. E isso mais tarde resulta em lucros muitos baixos e custos de alojamento web um pouco altos.

Por isso, o ponto chave aqui é escolher um nicho com um número razoável de visitas e que seja um interesse em comum de muitos utilizadores. Com um site de nicho não precisas de ter 20.000 visitas/dia para ganhar dinheiro a sério, basta 2000 ou até 100 visitas/dia para ganhar o mesmo dinheiro.

Basicamente existem três formas de escolher um nicho: através dos teus gostos, evento ou programa de tv que vai estrear em breve e escolher um sub-nicho usando a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.

Não te esqueças também de ler o artigo 15 Nichos de Mercado para criar um blog ou site que publicamos, para que tenhas um ideia sobre que assunto deves criar um site.

1. Gostos

Quando não sabes qual é o nicho que deves escolher para fazer um site, a melhor forma é identificares quais são os teus gostos. Quando fazes uma coisa por gosto, então ninguém vai ser capaz de te parar. Gostas de musculação, e tens bastante conhecimento que vale a pena partilhar? Então faz um site onde partilhas todo o teu conhecimento sobre musculação, ou até o teu dia-a-dia no ginásio. Depois podes pedir patrocínios ou usar programas de afiliado de lojas online de nutrição.

Caso a tua onda seja Carros, cria um site onde partilhes artigos ou vídeos valiosos, como por exemplo, como resolver alguns problemas comuns que tiveste no carro; como comprar um carro usado; onde comprar peças para o carro; como resolver problemas na pintura do carro. Existem também vários programas de afiliados para este nicho, como é o caso de seguros online, pneus, acessórios para automóvel, etc.

No exato momento que estás a pensar no nicho que vais escolher, pensa também no tipo de conteúdo que podes usar: artigos, vídeos ou imagens. Hoje em dia o site que apresenta a informação da melhor maneira é aquele que tem mais sucesso. Não sejas igual à concorrência!

2. Evento / Programa de TV que vai estrear brevemente

Este é sem dúvidas um nicho que vale a pena ser explorado, embora nalguns casos tenha um tempo de vida bastante limitado (para alguns eventos). Fora isso, permite ganhar bastante dinheiro em pouco tempo e também ter milhares de visitas por dia, antes e durante o evento ou programa de tv.

Bons exemplos são:

  • Casa dos Segredos (programa tv);
  • Peso Pesado (programa tv);
  • Big Brother Brasil (programa tv);
  • Game Of Thrones (série tv);
  • Jogos Olímpicos 2016 – Rio de Janeiro (evento);
  • Jogos Pan-Americanos (evento);
  • Europeu ou Mundial de futebol ou outras modalidades (evento);
  • etc.

3. Encontrar um sub-nicho usando a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords

Caso tenhas escolhido um nicho com bastante concorrência, mas é uma área em que te sentes bastante à vontade, nós aconselhamos-te a escolher um sub-nicho. Tecnicamente é um nicho dentro de um nicho. Para encontrar um bom sub-nicho, nós usamos a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords, que permite descobrir vários sub-nichos espetaculares para começar um site e a quantidade de visitais locais e globais que cada palavra-chave recebe.

Google Adwords - Ferramentas de Palavras-chave

Google Adwords - Ferramentas de Palavras-chave

Por exemplo, se nós quiséssemos criar um site de empregos, o mais certo seria pensarmos em criar um site sobre “empregos em São Paulo” ou “empregos no Rio de Janeiro”. Porque é um nicho mais pequeno, possui vários anunciantes, permite ganhar dinheiro com poucas visitas e é mais fácil de ficar nos primeiros lugares do Google, do que para a palavra-chave principal “empregos”.

Como encontrar sub-nichos na ferramenta de palavras-chave do Google Adwords?

  1. Visita a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords;
  2. No campo Palavra ou expressão coloca o nicho para o qual pretendes obter sugestões de sub-nichos.
  3. Depois no módulo tipos de correspondência marca a opção [Exacta].
  4. Agora vai aparecer para essa palavra-chave várias sugestões. Depois podes colocar filtros para ver os dados só para um determinado país, idioma ou dispositivo.

Verificar a concorrência e quantidade de anunciantes

Depois de escolheres o nicho do site é altura de verificar a concorrência e a quantidade de anunciantes. Não te esqueças de duas coisas simples:

  • Quanto maior for a concorrência, é mais difícil colocar o site em primeiro lugar no Google;
  • Quanto mais anunciantes tiver, maior é a possibilidade de ganhar dinheiro.

Normalmente para verificar a concorrência e quantidade de anunciantes para uma determinada palavra-chave nós vamos ao Google.pt, Google.com e Google.com.br e procuramos por essa palavra-chave. Caso apareçam bastantes anúncios para essa pesquisa, quer dizer que é uma palavra-chave com bastantes anunciantes, o que é bom. Depois verificamos como cada site está otimizado, para podermos saber se é conseguimos ultrapassar ou não esse site. Mas, também existe uma ferramenta boa para isso – o Micro Niche Finder. Com o Micro Niche Finder podes saber se esse nicho possui bastante concorrência, através do atributo SOC. Normalmente um bom nicho tem um SOC entre 1 e 10.

 

= Série “Como Criar um Site” =

Não percas os próximos artigos da nossa série Como criar um Site, pois vamos ensinar todos os passos necessários para criar um site de sucesso. Entretanto podes ler os seguintes artigos:

 

Já colocaste hoje estas dicas em prática para criar um site?