7 Pilares do Marketing Digital

Marketing DigitalOs 7 Pilares do Marketing Digital são baseados nos 6 Pilares do Internet Marketing, que nestes últimos 10 anos sofreram várias mudanças. Estes 7 Pilares são um framework, que é usado para a aprendizagem, estratégia,  monetização, execução e análise do universo de técnicas e táticas do marketing digital.

Cada Pilar representa uma força, que dita de forma geral, como é que a Web funciona. Este framework ensina como executar cada Pilar, a estratégia que deve ser usada, assim como a história do marketing digital.

Este artigo foi publicado originalmente no site Young Entrepreneur e é essencial para quem procura atingir o sucesso na web. Não basta ter conteúdo de qualidade, também é preciso perceber de marketing. Se dominares esses princípios e fores muito bom em um ou dois Pilares, vais certamente passar para o próximo nível, e tráfego e lucro do teu website vão aumentar consideravelmente.

 

Os 7 Pilares do Marketing Digital

1. Conteúdo

O conteúdo é rei, e é considerado como os vasos sanguíneos do marketing digital! É igualmente importante no marketing tradicional, e é a área mais negligenciada no marketing digital, onde a maior parte das empresas falha surpreendentemente.

 

2. Design

O Pilar 2 é composto pelos templates das páginas web, layout e experiência do usuário em geral (User Experience), seja através do computador, celular ou iPad. Usabilidade, Interface e Experiência do Usuário são formas diferentes de definir este Pilar. O design determina a marca e a qualidade do produto oferecido.

 

3. Motores de Busca

O SEO (Search Engine Optimization) é o componente chave da pesquisa orgânica, e o demónio que todas as empresas querem dominar no seu nicho. Este Pilar também inclui outros tipos de pesquisa, como a pesquisa em Motores de Busca de Comparação de Preços, Pesquisa local (dentro de websites e blogs), e a Pesquisa Universal (para música, imagens, vídeos e lugares).

 

4. Publicidade

PPC (Pay Per Click), affiliate marketing e CPA (Cost Per Acquisition) compõem o Pilar 4. É aqui que é gerado a maior parte das receitas / lucros do website. As táticas usadas neste Pilar influenciam os Pilares: Motores de Busca, Redes Sociais e Mobile Web.

 

5. CRM

Customer Relationship Management ou em português, Gestão da Relação com o Cliente, está relacionado com clientes, vendas e francamente, tudo o que mantém o negócio a funcionar. Inclui Gestão de contactos, Email Marketing e Estatísticas sobre como os usuários interagem com o website. O Google Analytics é atualmente uma das ferramentas CRM mais importantes.

 

6. Redes Sociais

Todas as redes sociais, blogs e outras formas de conteúdo gerado por usuários (fóruns, votações), fazem parte do Pilar 6. Este tipo de websites está a crescer cada vez mais rápido, que outros tipos de websites. Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, StumbleUpon, Flickr e outras dezenas de redes sociais são alguns exemplos.

 

7. Mobile Web

Portugal e Brasil possuem mais celulares / telemóveis do que habitantes. A Internet Móvel (Mobile Web) é o novo ponto de acesso à web para muitos usuários, e traz várias oportunidades para quem faz uso das vantagens do marketing digital criativo. Mobile Apps, mobile websites e meios de pagamentos através do celular / telemóvel estão a revolucionar esta área, tornando este Pilar cada vez mais importante no marketing digital.

 

Para dominares os 7 Pilares, vamos ver de seguida as 7 fases principais no processo de marketing. Cada fase é um processo isolado, relevante para todos os Pilares. As 7 fases do marketing digital são:

  1. Brainstorming e Pesquisa
  2. Definição de Objetivos e Orçamento
  3. Estratégia
  4. Equipas e Pessoas
  5. Ferramentas e Tecnologia
  6. Execução
  7. Análise e Otimização

 

Quer estejas a dar os primeiros passos na web ou sejas um expert na área, vai ser bom para ti perceber  mais sobre o marketing digital. Começa hoje mesmo a implementar as dicas deste artigo.

Já conhecia essas dicas?